SANTA CRUZ - RIO/RJ

21.07.2016, Adenil Costa

SANTA CRUZ: DIA 21/07/16 na Faculdade FAMA apresentei o Plano Viário para o bairro. Com ações para CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO.

 

Além da importância da criação da Lei do PEU- Projeto de Estruturação Urbana, para promover o crescimento do bairro, trazer novas empresas e gerar empregos.

 

IMPORTANTE CONHECER ÀS PROPOSTAS E OPINAR. PLANO VIÁRIO PARA SANTA CRUZ E ADJACÊNCIAS -VER MAPA NO FINAL.


01 - Obras de ligação da Rua Felipe Cardoso com Av. Brasil, de grande importância para a região. Através da Rua General Olímpio, Rua da Alegria (Ou Rua Passo da Pátria), Estr. Boa Esperança e Estr. Aterrado do Lema. 
Vai precisar de construção de viaduto sobre linha férrea com Estr. Urucânia. Uma intervenção que vai desafogar e melhorar o corredor de ligação da área central com a Av. Brasil. Vai impactar positivamente...;

 

02 - Obras de ligação da Av. João XXIII (Av. Brasil) com Estr. da Pedra, de grande importância para a região. Através da Rua Campeiro Mor, Rua Álvaro Alberto, Estr. da Areia Branca e Estr. de Sepetiba, chegada na Estr. da Pedra. Vai precisar de construção de viaduto sobre linha férrea (R. Camp. Mor com R. Álvaro Alberto) e pequena desapropriação para sair antes da Rua do Prado/Hospital Pedro XII. Uma intervenção que vai desafogar e melhorar área central com transito fora da área centro). Vai impactar positivamente...;

 

03 - Obras de ligação da Av. Antares com Rua General Olímpio, Trecho pequeno e importância para a região. Ligação através da Rua Cruvelo Cavalcante. Uma intervenção que vai desafogar e melhorar área central com transito fora da área centro), e vai interligar com Av. Brasil;

 

04 - Obras de ligação da Rua da Alegria com Rua Padre Guilherme Decaminada, (ao longo do Canal Cação Vermelho), trecho da Estr. Boa Esperança, completando a ligação da Av. Antares com Av. Brasil, pela Padre Guilherme Decaminada.
Intervenção que desafoga a área central com transito fora da área centro;

 

05 - TERMINAL (RODOVIÁRIA) DE INTEGRAÇÃO RODOFERROVIÁRIO:Projeto para construção de uma Rodoviária em Santa Cruz (lado Norte – Rua Dom João Sexto/ R. Olavo Bilac ou Rua do Império). 
Este Terminal Rodoviário Urbano resulta da necessidade de integração de um sistema de transportes publico por ônibus (BRTs) ao sistema ferroviário da cidade nas ligações presentes e futuras no bairro e com os municípios adjacentes no entorno imediato de Santa Cruz, como Itaguaí, Seropédica e Nova Iguaçu. Esses dois sistemas integrados deverão ser articulados a políticas de uso e ocupação do solo visando um sistema sustentável de acessibilidade e mobilidade com melhor qualidade de vida para a população local.
Obra de grande importância para a melhoria do tráfego na área central, retirando os pontos de ônibus da Rua Álvaro Alberto e adjacências, melhorando a circulação viária tanto destas vias, como nas vias de entorno da rodoviária;

 

06 - REATIVAÇÃO DA ESTAÇÃO DO MATADOURO - linha de trem da supervia - de Santa Cruz até o Matadouro. Á integração (reativação) da linha de Santa Cruz até á estação antiga do Matadourovai atender todo complexo de escolas da região, Nova Sepetiba e Sepetiba, Importantíssimo para região. Fazer tombamento da estação do Matadouro;

 

07- ESTENDER O TREM DE SANTA CRUZ ATÉ ITAGUAÍ. Reforçar a luta para reativar o trem até Itaguaí, com CINCO estações, SANTA CRUZ (EXISTENTE), JOÃO XXIII, SÃO FERNANDO, PARQUE INDUSTRIAL E A DE ITAGUAÍ (EXISTENTE). O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) será a solução, pois pode atender aproximadamente mais de 30 mil passageiros/dia, num trecho de aproximadamente 11 Km, com bitola de 1,60 mts.
O Complexo Siderúrgico de Santa Cruz / Itaguaí, além da Siderurgia do Atlântico/CSA, estão a Cosigua, a CSN, entre outros, e o Porto de Itaguaí, que deve se transformar no maior porto do Brasil, com intensa demanda de transporte;

 

08- Obras de Duplicação e reurbanização da Av. João XXIII, interligação da Av. Padre Guilherme Decaminada com Parque Industrial (Vai precisar de construção de ponte), trata-se de uma das vias mais afetadas pela implantação do Polo Siderúrgico.
A estruturação da acessibilidade a partir do eixo estrutural formado por áreas rurbanas adjacentes e ao norte da CSA, com a independência de fluxos e acessos entre as atividades industriais e rurbanas, devidamente hierarquizados, estabelecendo dessa maneira, limites espaciais de uso e ocupação do solo e acessibilidade. Rever e implanta PA’s;

 

09-Estender o BRT / Transbrasil de Deodoro até Santa Cruz;

 

10 – OBRAS DE COMPLEMENTAÇÃO DA RUA ALVARO ALBERTO (Trecho da Rua Severino das Chagas até a Rua Marques de Barbacena).
Esse trecho e importante, pois complementa a ligação da Rua Felipe Cardoso com a Rua General Olímpio á Av. Antares até Av. Brasil.

 

 

 

ADENIL COSTA - CORRETOR - CRECI nº 39.423
Perito Avaliador - Parecer Técnico Mercadológico
Delegado do CRECI - Campo Grande/RJ
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